terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Contrastes

Carmen era uma mulher forte e impetuosa e havia alcançado o sucesso ainda jovem. Nunca houve algo que ela desejasse que não estivesse ao alcance de suas mãos. 
Trabalhava para um grande jornal. Havia sido promovida há pouco tempo e agora era a dona da Casa de Vidro, como chamavam. Uma sala grande e bem decorada que permitia a quem lá estivesse ver toda a equipe trabalhando.

Olhou a sua volta e todos pareciam extremamente concentrados. Ela então olhou para cada um individualmente e percebeu que apesar de conviver a tanto tempo com eles, estava entre estranhos. Que beleza poderia haver em sua vida quando não tinha ninguém para compartilhá-la? Nem mesmo um amigo para fazê-la sorrir. Enquanto pensava notou que havia rosas em sua mesa, ela odiava rosas, então lançou o pequeno vaso contra as paredes de vidro que formavam sua sala. O barulho ensurdecedor fez com que todos se assustassem. Ainda pisando em cacos, passou por todos e saiu do jornal sem nem ao menos olhar para trás.

Parou o primeiro taxi que encontrou e pediu para que ele a levasse para o aeroporto. Ao chegar comprou uma passagem para São Paulo e ao entrar no avião sorriu ainda não acreditando no que havia feito, mas feliz por estar vivendo pela primeira vez.
Ao chegar em São Paulo já era noite e ela estava agora sozinha e sem rumo, sentou-se no banco da praça mais próxima que encontrou.

A outra moça pensava ser tão forte quanto Carmen – ou Joana d’Arc. Ela queria estar em muitos lugares, mas não tinha pra onde ir. Mas estava em São Paulo, o melhor lugar que a vida a levou. Mudou-se pra lá vindo do interior para trabalhar em um jornal, diário – do qual logo foi despedida. Caminhava em direção a mesma praça, onde por motivos totalmente desconhecidos se encontrava Carmen. Sim, seu destino era o mesmo da moça da Casa de Vidro, entretanto, no lugar da bolsa de grife que Carmen levava a mão, esta carregada uma garrafa de vinho do mais vagabundo, de plástico. Alcançou o banco da praça e a garrafa a Carmen:

- Vai um gole aí?
- N-não. Obrigada.
- Qual é? Só um gole. Somos iguais, afinal.

Carmem aceitou, deu um trago e cuspiu – ela era dessas que cospem.

Perguntou o nome da moça.

- É Melissa, mas meus amigos me chamam de Joana.
- Tudo a ver mesmo! – respondeu Carmen.
- De Joana d’Arc, sabe.
- Bom, melhor que Melissa. Melissa me parece nome de virgem.
- E qual é o seu?
- Carmen.
- Hm... Me soa como VAGABUNDA.

Carmem contou sua epopeia, explicando que não era nenhuma vagabunda. Aliás, sequer havia terminado o cinquenta tons de cinza mais escuros. Falou também de como era influente e o caralho a quatro. Sua amiga bêbada ouvia a tudo – ou quase tudo – e só interrompeu a primeira para vomitar nos próprios tênis e cabelo, que jogou para trás da orelha.


- Quer dizer então que você é a fodona nesse grande jornal?
- Sim. Por um momento pensei que você não estivesse ouvindo...
Melissa pediu um emprego, mas não chegou a se humilhar. ‘Joana d’arc não se humilharia’. Carmem se levantou do banco, pegou a garrafa da mão de sua nova amiga e matou o último gole – dessa vez não cuspiu – e ambas voltaram para suas realidades.

Uma parceria entre Murillo Magaroti e Daiane Duarte

5 comentários:

  1. Deixou um sentimento estranho... o que não é negativo!
    Fez-me reflectir.
    Gosto, porque meche em algo que poucos consegue tocar!

    => Crazy 40 Blog

    ResponderExcluir
  2. No começo a história é relativamente tensa, mas depois me fez rir. E não pelo lado negativo. Foi como ver um filme do Tarantino, na verdade. Você ri, mas ao mesmo tempo fica receoso se deveria ter rido de fato daquela situação, que a princípio não devia ser cômica.

    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tarantino? Não, não. E sim, deve rir, Chris! rs

    ResponderExcluir
  4. Eu ri demais, as personalidades são muito diferentes, mas c ponto em comum. Contraste e o nome perfeito. Amei...

    ResponderExcluir
  5. Acho que a maioria das pessoas vivem como elas, jogadas mesmo de um lado para o outro, sem sentido na vida apenas deixando as coisas correrem e acabam entrando em desespero quando param pra pensar. Isso explica a fúria de Carmem em jogar as rosas na parede e depois sentar-se sem motivo em uma praça, ou ainda a de 'Joana' com uma garrafa de vinho na mão. A diferença social entre elas mostra que isso esta sujeito a qualquer hum. Gostei do texto!

    ResponderExcluir